Refluxo vesico ureteral (RVU) : O que é?

O refluxo vesico ureteral (RVU) é uma condição comum que afeta muitas crianças. Nessa condição, a urina retrocede da bexiga para os ureteres e rins, podendo causar infecções urinárias e outros problemas de saúde. O RVU pode ser classificado em cinco graus, sendo o primeiro grau o mais leve e o quinto grau o mais grave.

Os sintomas do RVU variam dependendo do grau da condição. Em casos mais leves, a criança pode não apresentar sintomas, enquanto em casos mais graves, a criança pode apresentar febre, dor ao urinar, incontinência urinária e outras complicações.

O diagnóstico do RVU é realizado por meio de exames específicos, como a cistografia e a ultrassonografia. O tratamento do RVU pode variar de acordo com o grau da condição e dos sintomas apresentados. Em casos leves, pode ser necessário apenas o uso de antibióticos para prevenir infecções urinárias. Já em casos mais graves, pode ser necessário a realização de cirurgias e outros procedimentos.

É importante destacar que o RVU não deve ser ignorado, pois pode levar a complicações graves e permanentes, como danos renais. É fundamental procurar um especialista em urologia pediátrica para avaliação e tratamento adequado. Aqui, em minha clínica, tenho vasta experiência em tratar o RVU e ofereço tratamentos personalizados e eficazes para cada caso.

Além disso, é importante seguir as orientações médicas após o tratamento do RVU, como o uso correto de medicamentos e a realização de exames de acompanhamento. A prevenção também é fundamental para evitar as complicações do RVU. Beber bastante água, manter uma boa higiene íntima e urinar com frequência são medidas simples que podem ajudar na prevenção.

Não deixe que o RVU afete a qualidade de vida do seu filho. Agende uma consulta comigo e encontre a melhor solução para o seu caso. Lembre-se de que a detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações graves e garantir uma vida saudável.