Cirurgião infantil: quem é, o que faz e como escolher um bom profissional para cuidar do seu filho. 

O cirurgião infantil, também chamado de cirurgião pediátrico ou cirurgião pediatra, é o especialista capacitado a oferecer tratamento cirúrgico para crianças antes do nascimento até a puberdade, cuidando de doenças adquiridas ou congênitas.

Esse profissional atua de forma integrada com o pediatra como um time, pois ele ajuda a identificar malformações e problemas de saúde no período da gestação e acompanha a criança durante muito tempo para definir o melhor tratamento, que pode ou não ser cirúrgico.

A escolha de um bom cirurgião pediátrico é essencial para que a criança tenha todo o suporte necessário durante anos tão importantes do seu desenvolvimento.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre esse profissional, abordando sua formação, as características esperadas e os principais procedimentos cirúrgicos que ele realiza. Confira!

Como é a formação de um cirurgião Infantil?

O cirurgião infantil, assim como outros médicos, passa por uma longa formação até se tornar um especialista na área. A cirurgia pediátrica é uma subespecialidade da cirurgia geral, então, exige um treinamento específico.

De forma geral, para se especializar na área, o profissional precisa passar pelo seguinte caminho:

● O primeiro passo é fazer a formação médica de 6 anos. 

● Na especialização em cirurgia geral o médico dedica dois anos de trabalho intensivo intra hospitalar. 

● Por fim, o profissional deve completar 3 anos adicionais em Cirurgia Pediátrica.

Caso o cirurgião pediátrico deseje se especializar em uma sub-área específica, ele pode fazer mais 1 ano de especialização em centro de aperfeiçoamento credenciados pela CIPE – associação brasileira de Cirurgia pediátrica, como por exemplo em urologia infantil. 

Quais características pessoais um cirurgião pediatra precisa ter?

Um cirurgião pediatra precisa reunir as melhores qualidades de um cirurgião e de um pediatra, só assim ele será capaz de se destacar como um excelente profissional.

Para começar, espera-se que um cirurgião seja muito bom em trabalhos em equipe, seja metódico e capaz de aplicar conhecimentos teóricos de forma prática com perfeição, delicadeza e precisão. Além disso, o profissional precisa ter um excelente controle emocional.

Já como pediatra, destaca-se a sensibilidade, paciência e boa comunicação. Espera-se que o médico seja capaz de tratar a criança com respeito e atenção, demonstrando empatia diante das queixas.

Cirurgião infantil batendo na mão de criança - site Dr. Rafael Rocha, cirurgião infantil e Urologista Pediátrico São Paulo

Como escolher o melhor cirurgião infantil para o seu filho?

O cirurgião infantil é o responsável por fazer alguns procedimentos delicados. Além disso, ele pode estar presente na vida de seu filho por muito tempo. Por isso, é essencial escolher um bom profissional.

Para não errar em sua escolha, veja algumas dicas úteis:

● Confirme se o profissional possui os registros nos órgãos competentes que certificam que ele passou por toda a formação necessária. Para exercer a medicina ele precisa ter registro no Conselho Federal de Medicina – CFM. Seus títulos de especialista precisam ser emitidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões ou por outra sociedade confiável;

● Uma conversa com o cirurgião pediátrico é a próxima etapa da escolha. Entre em contato com o profissional e tire dúvidas sobre sua formação, formas de atendimento e qualquer coisa que julgue importante perguntar;

● Peça indicação de amigos e familiares. Outras pessoas que tiveram boas experiências são uma fonte importante para localizar o profissional certo;

● Também é muito importante observar como o cirurgião pediátrico trata a criança, o ambiente em que atua e se ele se comunica de forma clara.

Quais as principais cirurgias realizadas por um cirurgião infantil?

Embora nem todos os casos acompanhados pelo cirurgião infantil necessitem de cirurgias, há algumas situações em que o profissional pode indicar o procedimento.

Fimose infantil

A cirurgia de fimose infantil é recomendada quando a dificuldade em retrair a pele para expor a glande resulta em problemas para fazer a higiene e em infecções urinárias. Então, é realizada a cirurgia de postectomia infantil.

Vale lembrar que, embora a fimose infantil ocorra com certa frequência, nem sempre as cirurgias são necessárias, existem alguns casos onde o tratamento clínico (sem cirurgia) pode ser aplicado, no entanto existem outros que o tratamento clínico pode piorar a situação. De qualquer forma, o cirurgião infantil sempre deve acompanhar o processo.

Criptorquidia

A criptorquidia ocorre quando, após o nascimento, os testículos ficam retidos no abdome ou no trajeto até o saco escrotal e não estão portanto no seu local adequado. Nesse caso, a criança deve receber acompanhamento, pois é comum que o problema se resolva ainda no primeiro ano de vida.

Caso a condição não melhore até 1 ano de idade, o cirurgião infantil pode optar pela cirurgia. Caso seja realizado o tratamento nesse período, a chance de complicações e lesões é muito menor. 

Hipospádia

A hipospádia exige uma intervenção cirúrgica extremamente delicada e, quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento (por volta de 1 ano de idade) melhores são os resultados. Trata-se de uma má formação da uretra que faz com que a saída de urina não fique localizada no local convencional.

Hidrocele

A hidrocele é caracterizada pelo acúmulo de líquidos ao redor do testículo. Em boa parte dos casos, o problema não é grave e não causa dores e nem desconfortos, contudo ainda é necessário o acompanhamento do cirurgião infantil.

A hidrocele é identificada pelo inchaço no local, em alguns casos esse líquido pode ser reabsorvido até 1 ano de idade não necessitando de tratamento cirúrgico . Contudo, se o problema persistir, temos um sinal de hidrocele comunicante ou encistada, que faz com que líquidos do abdômen se acumulem nos testículos.

O tratamento vai depender da causa identificada, mas pode ser necessário um procedimento cirúrgico para evitar qualquer complicação.

Torção testicular

A torção testicular causa imensa dor e exige que um profissional seja procurado imediatamente. O tratamento é cirúrgico e de emergência pois o paciente pode perder o testículo a partir de 4 horas após o início da dor, o procedimento cirúrgico inclui uma incisão no escroto para fazer a distorção, reposicionar o testículo e fixá-lo. Também é importante que o testículo não atingido seja fixado para evitar qualquer problema.

Esses são apenas alguns dos casos em que o cirurgião infantil pode atuar, mas seu amplo conhecimento permite que ele faça diversos procedimentos e oriente os pais de forma clara e precisa.