O que é hidrocele e como a cirurgia pediátrica pode ajudar

mãe trocando fralde de bebê que tem hidrocele e precisa de cirurgia pediátrica

Inchaço no testículo de bebês, recém-nascidos e crianças é algo comum? Não. E existem chances de que o quadro consista em uma hidrocele, um problema que pode precisar de cirurgia pediátrica, dependendo da gravidade. Nunca ouviu falar na doença? Continue lendo para entender o que o urologista pediátrico diz a respeito de suas causas, diagnóstico e tratamentos. 

O que é hidrocele testicular? Precisa de cirurgia pediátrica para o tratamento? 

O testículo possui diversas estruturas que o revestem e protegem, garantindo o seu funcionamento sem interferências. No entanto, ainda no início da vida, é comum que algumas alterações afetem esses revestimentos. A hidrocele é um acúmulo de líquido na túnica vaginal, membrana que envolve os testículos. 

Em geral, pacientes com o problema não sentem dor ou qualquer tipo de desconforto. No entanto, a consulta e acompanhamento com um urologista pediátrico é essencial para saber se será necessário realizar um processo cirúrgico. 

Em casos normais o líquido é absorvido pela própria túnica. Somente quando ocorre um aumento da sua produção por algum motivo ou comunicação da túnica com o abdome através do cordão espermático. Apesar de causar susto nos pais, a hidrocele é bastante comum e seu tratamento não costuma ser complexo, como você verá a seguir. 

Como identificar a hidrocele na criança? 

O principal sintoma (e mais fácil de identificar para os pais) é o inchaço de um ou de ambos os testículos. O tamanho varia muito de acordo com o quadro do paciente. O único desconforto que costuma surgir é decorrente do seu volume, que pode atingir grandes proporções. 

Ao apalpar o testículo com suspeita de hidrocele, os pais podem suspeitar também de tumores ou neoplasias. No entanto, é bastante simples de diferenciar os dois quadros. Quando o acúmulo é de líquido o inchaço não é “sólido”, como aconteceria no caso de um tumor. Outras doenças que necessitam de tratamento cirúrgico de urgência podem apresentar como sintoma o aumento de volume testicular, por isso é muito importante procurar um urologista pediátrico caso isso ocorra com seu filho. 

Em bebês, pais podem perceber também que o volume de líquido na bolsa aumenta durante o dia e desaparece à noite. Nesse período ele é reabsorvido pela cavidade abdominal. Isso significa que é possível uma combinação entre o quadro de hidrocele e uma possível hérnia inguinal. 

Principais causas de acordo com a urologia pediátrica

Durante o desenvolvimento do feto os testículos ficam localizados na cavidade abdominal no retroperitônio. Conforme ocorre a maturação eles migram para o saco escrotal levando um pouco do líquido que estava no abdômen para lubrificar os testículos. É essa substância que permite sua mobilidade dentro do saco escrotal. 

Como mencionamos anteriormente, em casos fisiologicamente normais o líquido é absorvido pelo corpo. Ao mesmo tempo, o caminho que o testículo percorreu da cavidade abdominal, impede que ainda mais da substância chegue ao saco escrotal. 

Quando isso não acontece uma quantidade maior do líquido migra para a região do testículo causando o inchaço característico da condição. Ela também pode ocorrer em adultos por causa de traumas, lesões ou infecções, mas é bem menos comum.

bebê de pé sorrindo tem hidrocele e precisa de cirurgia pediátrica

Como ocorre o diagnóstico com o urologista pediátrico

Assim que os pais chegam ao urologista pediátrico o médico realiza um exame clínico e faz a avaliação física do caso. Em boa parte das situações somente a avaliação já consegue diagnosticar o paciente. 

Após realizar a primeira avaliação física é possível que o médico responsável ainda peça a realização de alguns exames de sangue e urina. O objetivo é identificar uma possível causa, como infecções. No caso de dores ou desconfortos a investigação precisa ser mais minuciosa. 

Se existir suspeita de hérnia ou tumor testicular ainda será necessário realizar exames complementares. O mais comum é utilizar uma ultrassonografia para confirmar o quadro e poder finalmente iniciar o tratamento adequado. 

Tratamento para hidrocele

A principal preocupação dos pais, principalmente no caso de recém-nascidos, é sobre a necessidade de tratamento cirúrgico. A boa notícia é que a maioria dos casos são assintomáticos, com exceção do inchaço, o que permite um maior tempo de observação. Muitos deles sequer precisam de cirurgia pediátrica, como você verá no próximo tópico. 

Mesmo assim, reforçamos aos pais e responsáveis que não deixem de visitar um urologista pediátrico. Essa é a melhor forma de garantir que seu filho receberá o melhor tratamento e terá o acompanhamento adequado, mesmo em casos que não são considerados graves. 

Acompanhamento clínico

O acompanhamento é a primeira opção de tratamento para a hidrocele infantil. Em bebês e recém-nascidos elas frequentemente desaparecem de maneira espontânea e não precisam de um tratamento específico. Durante os primeiros meses o paciente deve realizar consultas rotineiras com o urologista para verificar o desenvolvimento. 

Se o inchaço causado pelo líquido permanecer estável, existem fortes chances de recuperação. Mas é preciso estar atento para o caso do saco escrotal inchar excessivamente ou começar a causar dores e desconfortos para o paciente. 

O urologista pode continuar acompanhando o desenvolvimento do quadro até cerca de 1 ano de idade. Se a hidrocele não desaparecer nesse período é possível que o tratamento seja cirúrgico. Mesmo assim, as chances de ter uma recuperação tranquila são altas. 

Cirurgia pediátrica

Depois de mais ou menos um ano acompanhando o paciente, o urologista pediátrico já consegue identificar se o tratamento é cirúrgico. O procedimento é pequeno e bastante simples com baixas taxas de complicações. 

O procedimento é realizado sob anestesia e o cirurgião pediátrico faz a ressecção da túnica vaginal que envolve o testículo e realiza a drenagem do líquido.

Existe uma opção de procedimento minimamente invasivo que aspira o líquido acumulado. No entanto, ele é menos utilizado que a cirurgia pediátrica por possuir altas taxas de recorrência. Ao final da cirurgia o médico sutura a túnica para evitar um novo acúmulo. 

Preparação para a cirurgia pediátrica

Por ser um procedimento simples, a cirurgia pediátrica para hidrocele não exige tanta preparação. Além de ficar em jejum absoluto por 8h, o paciente também deve realizar todos os exames pré-operatórios prescritos pelo cirurgião. 

Após o procedimento é importante que pais e mães fiquem atentos às recomendações médicas de repouso. Caso seja necessário aplicar alguma medicação para aliviar a dor, questione seu médico. Nunca medique crianças sem ter orientação profissional prévia.