Seu filho pode estar precisando de um urologista infantil e você nem sabe. Veja quais os sinais.

menino doente chorando precisa de um urologista infantil - Dr. Rafael Rocha

O urologista infantil deve ser um companheiro para a vida da criança. O ideal é visitá-lo ainda nos primeiros meses de vida, quando o especialista realiza a primeira avaliação. Essa visita, com bastante antecedência é importante, tanto nos meninos como nas meninas, vamos falar um pouco sobre os meninos. 

Na primeira avaliação é possível identificar identificar a formação correta dos órgaos genitais. São exemplos de doenças: fimose, hipospádia (o furo da uretra localizado no local errado) , testículo não descido (criptorquidia), transposição peno-escrotal, megaprepúcio, pênis curvo congênito, micro pênis.

Muitos problemas identificados nos primeiros meses evoluem com melhora, ou seja, não precisam de tratamento ou cirurgia pediátrica. No entanto, devem ser acompanhados pelo urologista pediátrico para garantir que não existem riscos para a criança. 

Conforme os pequenos crescem, as visitas devem ser periódicas. O especialista da área consegue acompanhar a formação adequada do pênis e também o desenvolvimento sexual durante a adolescência. 

O médico é um orientador importante para pais e filhos durante toda a vida e também um especialista que previne doenças do trato urinário, problemas renais, genitais e sexuais. 

Sinais de que está na hora de procurar um urologista infantil

Mesmo sabendo da importância de procurar um especialista, alguns deixam para agendar a consulta quando surgem os problemas. Quer saber se seu filho ou filha possui um problema que deva ser tratado pelo urologista infantil? Confira os principais sinais de que chegou a hora de ir ao consultório desse médico. 

1. Fimose em criança 

A fimose ocorre quando o prepúcio, a pele que recobre a glande, não é retrátil. Isso dificulta a exposição da cabeça do pênis e também sua limpeza. Apesar de ainda existir a crença de que é preciso “forçar” a pele, a realidade é bem diferente.

Pais que procuram a orientação de um urologista pediátrico descobrem que a fimose não possui cura espontânea mas o acolamento balano-prepucial, que se trata de outra situação, é fisiológico (normal) nos recém nascidos e pode ser tratado com exercícios e pomada orientados pelo urologista pediátrico. 

Forçar a pele pode piorar a situação no caso de fimose, causando lesões e cicatrização incorreta tornando-a mais “apertada”. O ideal é seguir a recomendação do especialista e observar o quadro de fimose infantil. Caso ela cause inflamações e irritações é preciso realizar o tratamento cirúrgico o mais breve possível.

Pais devem levar a criança ao médico para saber exatamente qual é a pomada mais indicada ou se é necessário realizar uma postectomia infantil, que é a cirurgia de fimose infantil.  

2. Xixi na cama

Durante o desfralde e até por volta dos 5 anos de idade é comum que ocorra o famoso xixi na cama. Muitos pais pensam que é uma fase que passará conforme o pequeno ficar mais velho. Outros acreditam que a criança precisa de mais disciplina e dão broncas e brigam sempre que acontece. 

A solução pode ser bem mais simples e só precisa de uma visita ao especialista certo. O urologista infantil é especializado no tratamento da condição, chamada de enurese noturna. É ela que causa o xixi na cama durante a noite e precisa de tratamento adequado. 

Broncas ou receitas caseiras pouco ajudam. Afinal de contas, o problema está fora do controle da criança. O que realmente é possível é seguir as orientações médicas para melhorar o quadro progressivamente. 

O melhor é procurar o urologista infantil logo que a enurese noturna começar. O problema é bastante prejudicial para a confiança e autoestima infantis, podendo até prejudicar seus relacionamentos na escola.

3. Infecções urinárias frequentes

Durante o primeiro ano de vida, as infecções urinárias não podem ser consideradas normais, e no caso dos meninos que nascem com o prepúcio mais fechado, o que dificulta o escoamento da urina e higienização, pode causar o acúmulo de bactérias e fungos. Nessa idade, a criança ainda não consegue mostrar claramente o que está errado.

Muitos só percebem a infecção quando ela se manifesta através de febre. Outro sinal de infecção urinária em bebês é o choro constante sem motivo aparente. Ao percebê-lo é importante procurar um urologista infantil para avaliar se o caso realmente é uma infecção. 

Após o primeiro ano de vida as meninas começam a ser mais afetadas pelas infecções. Sua uretra é mais curta, facilitando que as bactérias alcancem a bexiga e em alguns casos os rins. Para perceber se a pequena está sofrendo com o quadro basta observar seu comportamento. Elas costumam pressionar um joelho contra o outro, sentir dor ou ardência ao urinar e não conseguir segurar a urina até chegar ao banheiro. 

4. Dificuldades no desfralde

Realizar o desfralde é algo complexo até para pais mais experientes. Cada criança possui o momento certo quando começa a ser capaz de controlar o esfíncter e a querer usar o banheiro para se livrar da fralda. Mas não basta parar de usá-la e dominar o vaso sanitário. 

Algumas crianças possuem extrema dificuldade para ficar por muito tempo sem a fralda. Para resolver isso é importante procurar um médico de urologia infantil. Ele deve orientar os pais com técnicas e dicas para essa hora e tornar tudo mais fácil. 

Além disso, uma visita ao urologista infantil ajuda a diagnosticar a enurese noturna. Ela pode ser a verdadeira vilã por trás dessa dificuldade extrema para realizar o desfralde do pequeno e pode ser tratada desde cedo.

5. Desconforto pélvico

Quando crianças passam a sentir dor ou desconforto na região pélvica é um sinal de alerta para os pais. O sintoma pode estar presente em infecções urinárias simples ou até demonstrar outras doenças, como tumores e pedras nos rins. 

A única forma de ter certeza da causa do problema é na consulta com um urologista infantil. Após realizar os exames adequados ele consegue determinar a origem do problema e o melhor tratamento. 

Talvez seja só uma questão de aplicar a medicação correta. No entanto, é necessária uma investigação urológica para identificar casos mais graves que precisam de um cirurgião pediátrico para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida da criança. 

6. Exames de rotina

Existe urologista infantil que só deve ser visitado no momento de urgência? Queremos reforçar que não! Esse especialista precisa fazer parte da rotina de saúde da criança. Portanto, as consultas devem ser agendadas anualmente, pelo menos no início da vida, para realizar exames e fazer análises. 

Conforme o especialista em urologia pediátrica acompanha o desenvolvimento da criança ele pode encontrar pequenos problemas que precisam de correção. No entanto, tudo fica mais simples quando o diagnóstico ocorre cedo. Assim, a criança consegue ter maior qualidade de vida e menores chances de desenvolver sintomas que causem dor e desconforto, além de evitar uma cirurgia com o cirurgião infantil.

O que exatamente faz o urologista infantil?

Ao contrário do que alguns imaginam, o organismo infantil não é o mesmo que um mini-adulto. Pelo contrário, seu sistema urinário, que ainda está em desenvolvimento, pode apresentar diversos problemas únicos. Por isso, o urologista infantil é um especialista em cirurgia e tratamento para faixas etárias específicas. Ele é responsável por diagnosticar, tratar e, quando necessário, operar crianças desde o pré-Natal até a adolescência. O especialista trata diversas doenças e malformações no sistema urinário, conforme mencionamos mais acima. Além disso, também realiza cirurgias do sistema urinário infantil e do sistema reprodutor masculino e feminino. Condições, como a fimose, cujo tratamento frequentemente é cirúrgico, precisam ser avaliadas por esse profissional. 

Quando seu filho deve visitar um urologista infantil? 

Muitos pais imaginam que o urologista infantil só deve ser consultado quando existe algum problema claro. Realmente, só ele consegue diagnosticar infecções e inflamações urinárias, lesões e malformações em crianças e bebês. No entanto, é importante que pais e responsáveis saibam que a criança não precisa apresentar qualquer sintoma para visitar o especialista. 

Primeiramente: lembramos que as crianças não conseguem sempre dizer que algo está errado. Ou seja, muitas vezes, os pais só descobrem algum problema ou doença quando os sintomas ficam mais claros e o risco de complicações é maior. Consultas de rotina ao urologista pediátrico ajudam a identificar qualquer problema rapidamente e começar o tratamento. Além disso, esse profissional ajuda pais com tarefas bastante delicadas ao longo da vida da criança. Desde a forma correta de higienizar os bebês até o momento do desfralde, sua presença pode fazer toda a diferença.

Presença do urologista infantil em diversas fases da vida

Cada fase da vida de uma criança é mágica e impressionante para os pais, sejam eles de primeira viagem ou mais experientes, por isso, consultar-se com um urologista infantil desde as primeiras semanas de gestação ajuda a prepará-los para todos os imprevistos e confusões que o período traz. Hoje em dia o avanço das tecnologias de diagnóstico em imagem tem feito com que a consulta com o urologista pediátrico seja especialmente importante durante o pré-natal. Neste momento ele consegue diagnosticar malformações comuns no bebê e preparar o tratamento que deve começar após o nascimento. Esse é o caso da obstrução de JUP, que prejudica o escoamento de urina dos rins e pode provocar diversos sintomas. Entre eles: infecção urinária de recorrência e dor abdominal. Após identificar o problema, o urologista pediátrico pode optar por manter o bebê sob observação nos primeiros meses de vida ou realizar a operação o quanto antes.

1. Desfralde da criança 

Entre dois e dois anos e meio as crianças costumam entrar na fase do desfralde. É claro que essa idade muda de acordo com o pequeno, mas geralmente é um momento importante para procurar o urologista pediátrico. O especialista consegue ajudar os pais a identificarem quando seu filho está pronto para iniciar o processo. Quando isso começa antes do pequeno estar maduro física e emocionalmente para conseguir começar o desfralde as consequências podem ser sérias. Além de traumas, algumas crianças chegam a desenvolver problemas na continência de urina e fezes. 

Com o auxílio do médico especializado em urologia pediátrica, é possível prevenir muitos quadros de enurese noturna. A condição é caracterizada pela incontinência urinária durante a noite, muito comum em crianças durante o período de desfralde.

2. Doenças relacionadas ao sistema urinário

Os sintomas de doenças do sistema urinário em crianças são muito variados. Em bebês eles são muito difíceis de reconhecer, sendo que alguns apresentam somente febre como indicativo de qualquer infecção. Em cada faixa etária a prevalência de certas doenças muda. Malformações anatômicas, por exemplo, geralmente são diagnosticadas e tratadas ainda nos primeiros anos de vida. Já a fimose, algo comum em meninos, costuma ser identificada pelos pais até cerca de dois anos. As infecções urinárias também costumam preocupar e ocorrem até o segundo ano de vida, especialmente nos garotos. As meninas tornam-se seu maior alvo após essa idade e precisam de atenção especial em casos de infecções recorrentes. 

3. Cirurgias do sistema urinário em crianças

Parte importante da formação do especialista em urologia pediátrica é a cirurgia infantil. Na verdade, são 2 anos ao todo de residência cirúrgica para conseguir realizar procedimentos com a maior segurança possível. Graças a esse conhecimento, ele está habilitado para realizar alguns procedimentos, que incluem: 

Reconstrução de parte do trato urinário, como ocorre em casos de hipospádia e estenose de JUP; 

Cirurgias na região genital, como procedimentos para testículos não descidos, varicocele e hérnia inguinal;

Tratamento cirúrgico de pedras nos rins, que ocorre em crianças, apesar de ser mais rara;

Tratamentos cirúrgicos em bebês para condições identificadas antes do nascimento.

As cirurgias do urologista pediátrico podem ser realizadas em diversos momentos da vida. Ele pode realizar procedimentos em bebês, crianças mais novas e até em adolescentes, dependendo do quadro. 

Importância de procurar um urologista infantil 

Visitas ao urologista infantil podem ser tensas e complexas, tanto para pais quanto para crianças. Ele trata de condições que muitos adultos têm vergonha de abordar, como problemas nos genitais masculinos, ou que causam sérias preocupações. Ao falar do tratamento para malformações congênitas, por exemplo, é preciso tratar tudo com muita delicadeza. Por isso, um dos desafios que urologistas especializados em crianças precisam superar é criar um ambiente seguro, tranquilo e confortável para todos os envolvidos no consultório. 

Ele frequentemente utiliza equipamentos específicos para cada faixa etária e conduz o diagnóstico respeitando o entendimento e limitações da criança. Muitas crianças têm dificuldades para expressar o que estão sentindo em palavras, sendo que algumas das faixas etárias atendidas sequer sabem falar ainda. Sem um profissional que esteja acostumado a identificar os principais sinais de problemas urológicos e do sistema reprodutor, o diagnóstico seria muito mais demorado. 

O especialista combina seu conhecimento e experiência para conseguir transformar o ambiente de consulta. A intenção é sempre evitar uma situação dolorosa ou traumática que poderia afetar o pequeno por boa parte do seu desenvolvimento. Pais que buscam o melhor tratamento para seus filhos devem sempre contar com um urologista especializado em tratamento infantil para acompanhamento. É melhor para a segurança das crianças e tranquilidade dos responsáveis.