Como é a cirurgia de fimose infantil e a recuperação

menino deitado sorrindo sendo examinado por urologista pediátrico precisa de cirurgia de fimose infantil

A cirurgia de fimose infantil, conhecida como postectomia, consiste na retirada do excesso de pele sob a glande do pênis. Quando falamos em termos de procedimento religioso, também é chamada de circuncisão.

A fimose é a patologia que impede de se fazer a correta higienização do local, o que pode resultar em infecções na região. A presença dessa condição interfere diretamente na atividade sexual na vida adulta, causando desconforto e ainda favorece o contágio por doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo o surgimento de câncer no pênis.

É comum que a fimose seja diagnosticada em bebês. A fimose fisiológica trata-se, na verdade, de um acolamento balano prepúcial. Nestes casos é importante que sejam aplicados cuidados específicos, tais como o uso de pomada de corticóide, para que a pele fique macia e fácil de ser puxada, liberando assim a glande ou cabeça do pênis. No entanto, existem alguns casos em que a cirurgia pediátrica é necessária e não há indicação dos exercícios com pomada.

Quer aprender um pouco mais sobre a cirurgia de fimose infantil e a recuperação no pós-operatório? Continue lendo o texto abaixo com bastante atenção.

Como é a cirurgia de fimose infantil e sua recuperação

A cirurgia de fimose infantil é um procedimento de pequeno porte, sendo assim, quanto mais cedo for feito, mais rápida será a recuperação. Por isso, é preciso levar logo a criança ao urologista infantil ou cirurgião pediatra para que ela possa ser avaliada. 

Geralmente, indica-se fazer a cirurgia de fimose após o desfralde da criança, por volta dos 3 anos de idade, mas apenas o especialista poderá falar sobre o momento ideal. Em alguns casos o tratamento de ser feito precocemente.

O processo é bem simples. Veja abaixo: 

  • A criança é hospitalizada durante 1 dia, apenas para garantir os cuidados médicos necessários, especialmente após a cirurgia;
  • O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local;
  • A duração da cirurgia é em torno de 1 hora;
  • O repouso em casa deve durar pelo menos 3 dias. Após esse período, a criança já pode voltar às suas atividades normais, desde que evite andar de bicicleta ou fazer atividades que possam causar qualquer tipo de choque com a região.
menino com expressão questionadora precisa de cirurgia de fimose infantil

Quais os cuidados no pós-operatório da cirurgia de fimose infantil?

Os primeiros cuidados após a cirurgia de fimose infantil ficam sob a responsabilidade da equipe médica do hospital onde a criança estiver internada. Logo após o procedimento, a principal cautela é o repouso absoluto, pelo menos nas primeiras 48 horas.

Geralmente são prescritos anti-inflamatórios e analgésicos. Se houver necessidade de uso de tais medicamentos, é preciso seguir a recomendação médica no que diz respeito à dosagem. 

A retirada do curativo deve ser feita após 24 horas, respeitando-se todos os cuidados higiênicos para evitar qualquer tipo de infecção. A retirada do curativo deve ser feita com todo o cuidado, preferencialmente na hora do banho, para evitar machucar a pele e provocar sangramento. 

A principal recomendação é lavar a região com água e sabão de forma bastante cuidadosa. Em seguida, é preciso passar a pomada e usar cueca limpa de algodão. 

Na maioria dos casos, não há necessidade de retirada dos pontos, uma vez que são usados fios muito finos que serão absorvidos pelo organismo. No entanto, é preciso conversar com o urologista pediátrico para que ele possa explicar que tipo de material foi usado e se haverá necessidade de retirada dos pontos. 

Em casa, é importante repousar o tempo necessário para evitar intensificação da dor na região. Compressas de gelo aplicadas no local também ajudam a diminuir o inchaço. Mas em caso de sangramento e inchaço excessivo no local após a cirurgia, os responsáveis pela criança devem entrar em contato com o médico. É imprescindível seguir a orientação médica no que diz respeito ao repouso e ao uso dos medicamentos na dosagem recomendada para um pós-operatório tranquilo.

A cirurgia de fimose infantil é a única solução para o problema?

Não, como você leu anteriormente, existem casos em que só há o acolamento balano prepucial e é possível o tratamento clínico.

Veja abaixo algumas alternativas:

1. Aplicação de pomada em bebês: essa deve ser sempre a primeira tentativa para resolver a questão da fimose. O pediatra prescreve uma pomada com corticoide. Ela tem a função de amolecer a pele e facilitar a movimentação, bem como fazer a higiene do local;

2. Movimentação da pele: outra forma bastante usada como tratamento da patologia são os exercícios que consistem na movimentação da pele de forma firme, mas sem machucar. Deve-se esticar e encolher a pele cerca de 20 vezes ao dia ou durante 1 minuto;

Dicas e orientações finais

A fimose pode trazer consequências sérias na idade adulta, tais como maior risco de infecções urinárias e no pênis, dificuldade de higienização correta, resultando até mesmo em mau cheiro na região. 

Como já enfatizado anteriormente, a cirurgia de fimose em crianças é um procedimento indicado para alguns casos. Sendo assim, é importante que o responsável pelo bebê tome os devidos cuidados seguindo as orientações médicas para que o problema possa ser solucionado. Todo o cuidado com a higiene íntima é essencial para uma boa saúde e o bom aproveitamento da vida sexual na fase adulta.

Além disso, a cirurgia de fimose em criança ajuda a evitar o surgimento de câncer no pênis na fase adulta, bem como a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, não deixe de procurar um cirurgião pediátrico.

Quer saber mais sobre a fimose e seus tratamentos? Veja a nossa página sobre o assunto: https://drrafaelrocha.com.br/fimose/

Conheça outros tratamentos para problemas urológicos pediátricos em nosso site:

Ao primeiros sinais de problemas urológicos, marque sua consulta conosco. Teremos prazer em receber seu filho ou filha em nosso consultório. Estamos preparados para dar apoio em qualquer patologia de urologia infantil, seja para tratamentos conservadores ou que requeiram cirurgia pediátrica.