Urologista infantil fala sobre infecção urinária em crianças

menina de roupa rosa sorrindo tem infecção urinária em crianças e precisa ir ao urologista

A infecção urinária em crianças é uma doença que afeta o trato urinário, ocasionada por micro-organismos que, na maioria dos casos, são bactérias. A doença pode acontecer em qualquer idade, inclusive nas crianças. Neste artigo, você vai conferir as particularidades da infecção urinária em crianças, como funciona o diagnóstico, quais as principais causas e as opções de tratamento explicados por urologista infantil.

Por que a infecção urinária pode ocorrer em crianças?

As ITUs (infecções do trato urinário) são, geralmente, causadas por bactérias que alcançam o sistema urinário através da uretra. De acordo com o órgão que a infecção atinge, a doença pode ter nomes diferentes: uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando é na bexiga, e pielonefrite, quando atinge os rins.

Na primeira fase da infância é comum que os meninos estejam mais propensos à infecção do que as meninas, isso pode acontecer quando há acúmulo de bactérias sob o prepúcio. Mas após essa fase inicial, são as meninas que costumam apresentar maior propensão ao desenvolvimento da doença, devido ao canal uretral mais curto, promovendo mais facilidade para as bactérias alcançarem o trato urinário. 

Principais causas da infecção urinária em crianças 

A infecção urinária pode ocorrer por diversas causas, que geralmente variam conforme a idade da criança. 

Para crianças bem pequenas, ou seja, que estão nos primeiros anos de vida, malformações congênitas do trato urinário podem estar entre as causas mais frequentes da doença. Entre as malformações congênitas que podem ocasionar a infecção urinária infantil está o refluxo vesicoureteral, que ocorre quando a urina retorna para o ureter, em vez de ficar na bexiga.

Outra causa comum da doença em bebês é o uso da fralda. As fezes acumuladas na fralda facilitam a multiplicação das bactérias. 

Em crianças com mais idade, a falta de higiene pode ser uma causa comum para a infecção urinária.

Exames e diagnóstico da infecção urinária em crianças

O diagnóstico para a infecção urinária pode ser feito com análise de exames de sangue, de urina e de imagem, solicitados pelo urologista infantil. 

Existem quatro formas de coletar urina em crianças: saco coletor, catéter, punção suprapúbica e jato médio.

A coleta de urina em criança menores pode ser um pouco mais difícil, já que a análise de bactérias deve ser feita com uma urina representativa. Neste caso, o exame pode ser feito com a iserção de uma através da uretra que vai até a bexiga. Para crianças maiores, que urinam em vaso sanitário, por exemplo, o exame pode ser feito através do jato médio.

menino sentado brincando com estetoscópio em ursinho tem infecção urinária em crianças e precisa ir ao urologista

Em qual médico levar a criança?

O profissional indicado para tratar infecção urinária em crianças é o urologista infantil.

Este médico é um cirurgião pediátrico responsável por tratar e diagnosticar doenças dos trato urinário e está habilitado para atender crianças que possuam malformação congênita. O urologista infantil é um profissional especialista em cirurgia pediátrica. O médico com essa especialidade passou por formação de 12 anos ou mais, além da graduação, para ter uma formação completa na área.

Além da infecção de urina, a fimose infantil, enurese noturna e outros problemas pediátricos são tratadas por este profissional.

Confira outras patologias que podem ser diagnosticados e tratados pelo urologista infantil:

– Trauma testicular;

– Estenose de JUP e de JUV;

– Hidrocele;

– Disfunções miccionais;

– Cálculos renais;

– Torções testiculares;

– Hipospádia;

Varicocele;

– Estreitamentos uretrais;

– Mal formações genitais e perineais;

– Refluxo vesicoureteral e outros.

Não há idade mínima para consulta com o urologista infantil que, inclusive, está habilitado para atender grávidas e diagnosticar e tratar o bebê no período pré-natal. 

Como é o tratamento da infecção urinária em crianças?

O tratamento será indicado pelo urologista infantil, após análise dos exames. De maneira geral, o tratamento consiste em ,além  administração de antibióticos, de prescrição de medicamentos para aliviar a dor e para tratar possíveis doenças que facilitam infecção, como o refluxo vesicoureteral.

Geralmente, o tratamento da infecção dura em média de 5 a 10 dias e após o período pode ser necsssaria manutenção continua com dose menor para evitar novas infecções – profilaxia. O tratamento jamais pode ser adiado, porque a doença pode ter consequências graves. 

Outro ponto a se ressaltar é que os pais não devem tentar medicar a criança sem o acompanhamento de um profissional competente, pois o medicamento em doses inadequadas pode tornar o tratamento mais complicado. Se houver recorrência do problema, o paciente deve voltar imediatamente com o médico, pois, pode haver um agravamento do quadro. 

Quais são os sintomas mais comuns?

Observar os sintomas é muito importante para levar a criança o quanto antes ao médico. Para recém-nascidos, pode haver uma dificuldade inicial em identificar sintomas, mas é importante sempre estar atento: urina com cor e cheiro diferente, perda de apetite, palidez, febre, vômito e choro incessante podem ser os mais comuns.

Crianças com mais idade podem apresentar: dor para fazer xixi, dor de barriga, dor nas costas, febre e incontinência urinária.

Prevenção para a infecção urinária em crianças

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar que as crianças passem por situações de desconforto com uma infecção urinária. Confira as principais formas de prevenir infecção urinária infantil:

– Tenha uma higiene redobrada com a criança em todos os aspectos, principalmente na limpeza dos órgãos genitais;

– Não deixe que o bebê fique com fralda suja por muito tempo, especialmente se tiver feito cocô;

– O asseio ou limpeza após retirar a fralda suja deve sempre ser no sentido da área genital para o ânus. Jamais faça o contrário;

– Crie o hábito da ingestão de líquidos. A quantidade ideal deve ser indicada pelo pediatra.

– Se a criança não for tão pequena, incentive a urinar de 3 em 3 horas;

– Mantenha a criança com uma alimentação saudável. 

Para crianças que já tiveram o problema, o cuidado é redobrado. A reinfecção deve ser evitada pois pode ocasionar lesão renal irreversível e outras complicações, por isso, a prevenção é a melhor forma de evitar que a criança não tenha mais o problema.

A visita ao médico pediatra também deve ser constante. Em caso de suspeita de infecção urinária, marque uma consulta com o urologista pediátrico. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossos outros posts no blog.